QUEM SOU ?

Minha foto
Espirito Santo, Brazil
Técnico Profissional de Futebol que busca sobre tudo, um melhor conhecimento da Teoria e Prática.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

“Um gênio da superação”

                                                                   Jornal




Ponto de Vista:

O legado de um craque que brilhou no futebol


19/02/2011 - 17h47 - Atualizado em 19/02/2011 - 17h47



  “Um gênio da superação”
                                   Aridelson Bianchi

Se fosse o caso, a única estranheza seria o tempo de aposentadoria trabalhando-se em uma estatal, onde volta e meia assistimos a anúncios de escândalos desse tipo no meio político. Contudo, aqui estamos falando de Ronaldo Luis Nazário de Lima - Ronaldo "O Fenômeno" -, que na última segunda-feira anunciou seu afastamento das atividades como atleta profissional, um fato que surpreendeu e ainda comove a grande maioria das pessoas.

Só seria mais surpreendente se não fosse o Ronaldo, que teve um início de carreira com todos os sinais de que se tratava de um atleta que marcaria seu nome na história do futebol.

Como precoces e revolucionárias foram suas façanhas em campo, também posso afirmar que muito estranho é seu histórico de lesões graves, que o acometeram ainda no início da carreira, tais como convulsões na Copa do Mundo de 1998, primeira lesão grave de joelho contra o Lecce em 1999, e em abril de 2000, após meses de recuperação, um novo e grave entorse de joelho.

E foi em uma de suas revisões de rotina, após sua operação em junho de 2000, que eu o conheci no Centro de Treinamento da Inter em Milão, quando estava no ônibus do clube que me levaria ao hotel depois de um dia de estágio que eu fazia no clube italiano. Ronaldo estava por entrar em seu carro e pude observar seu motorista falar com ele e apontar para o ônibus. Grande foi minha surpresa quando o vi se dirigir a nossa direção. Ele aproximou-se da porta e perguntou: "Quem é o brasileiro que está aqui?”

Como ninguém se manifestou, logo pensei que era comigo. Tomado por grande surpresa dirigi-me até ele e me apresentei. Percebi então a grandeza e a humildade, além da cordialidade ao se oferecer para me ajudar caso precisasse. Eu o agradeci e pude ainda vê-lo seguir até o carro andando de muletas com muita dificuldade.


Durante o meu percurso até o hotel é que caiu a "ficha", pois acabava de estar frente a frente com um dos maiores atletas de futebol do mundo e que me acolheu de forma muito humana, fazendo com que eu pudesse ter uma referência de como se comporta um grande brasileiro.

Este é o Ronaldo, de fama mundial, projeção futebolística, histórico precoce, que vai de enormes conquistas à conturbada sequência de sinistros, que nos leva a refletir como é importante nossa busca e emprego de uma formação atlética mais comprometida.

A vida esportiva e pessoal de Ronaldo nos dá parâmetros exatos de como proceder em uma melhor formação. Seu legado ao futebol é a marca inconfundível do gênio da superação.

Ari Bianchi é treinador de futebol


Saiba mais sobre Ari Bianchi visitando seu Site:




Nenhum comentário:

Postar um comentário